pets

Cuidados com o peso dos felinos são essenciais

Luisa Neves

Fotos: Charles Guerra (Diário)
Golias tem 8 anos, 7 quilos e é muito sedentário. A tutora, Joice, controla a alimentação do bichano todos os dias


Aos 8 anos, Golias é um gato dócil, companheiro e bastante preguiçoso. Tanta fofura e indisposição são atribuídos aos 7 quilos do felino que, de tão gordinho, pensa duas vezes antes de acompanhar as peripécias da companheira Pitucha, 5 anos, que é bem mais magra. Como era um gatinho de rua, o bichano ganhou peso depois de ser adotado. A tutora, Joice Lopes, 18 anos, conta que, todos os dias, ele pedia comida em frente à casa dela. Aos poucos, tanta afeição e cuidado fizeram com que Golias ganhasse um lar e, de quebra, uns quilinhos a mais. Bem mais.

- Ele estava muito magro. Era mal alimentado e não tinha nem onde dormir. Logo que o adotamos, meus pais resolveram que seria melhor castrá-lo. A alimentação dele é balanceada, mas, mesmo assim, ganhou bastante peso. Tudo isso, aliado ao sedentarismo, faz com que Golias se canse rápido ao caminhar e quando tenta saltar - conta Joice.

Dormir com o pet é aconselhável? Veja o que dizem os especialistas

Sempre acompanhado por uma médica veterinária, o felino só se alimenta de ração. Joice admite que, de vez em quando, ele ganha pedacinhos de carne, já que o bichano apela à família, enquanto alguém da casa está cozinhando.

ACIMA DO PESO
De acordo com a médica veterinária da clínica Dom Canino, Rubia Zancan, em média, os gatos pesam, aproximadamente, 5 quilos. Ela diz que, quando eles estão com peso acima dessa média, é necessário levá-los a uma avaliação clínica para descartar doenças como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência respiratória, doenças infecciosas e problemas cardiovasculares. Rubia explica que pode ser difícil detectar as principais causas da obesidade felina, já que estes pets tendem a serem mais parados do que os cães, por exemplo. 

Colocar ou não colocar roupa no seu pet?

- A obesidade do pet nem sempre está ligada à castração. Nem todo gato castrado vai ficar obeso. O que acontece é que felinos castrados ficam mais em casa e precisam de menos alimentação do que antes. Mesmo assim, os tutores mantém as mesmas porções na dieta. Isso, sim, pode levar a um ganho de peso excessivo - alerta Rubia.

DIETA NELES 
Ainda conforme Rubia, é importante que os tutores estejam atentos para que o animal não continue a engordar com o passar do tempo. Nestes casos, petiscos em excesso e sedentarismo podem causar sérios danos à saúde do gato. 

Veja como evitar infecção no ouvido do seu pet

- Estimule-os a brincar e a passeios com exercícios físicos. Tenha brinquedinhos diferentes espalhados pela casa e seja fiel às prescrições do profissional de veterinária para que o felino perca o excesso de peso - aconselha a médica veterinária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veterinários apontam cuidados ao passear com pets no inverno Anterior

Veterinários apontam cuidados ao passear com pets no inverno

Dormir com o pet é aconselhável? Veja o que dizem os especialistas Próximo

Dormir com o pet é aconselhável? Veja o que dizem os especialistas